Cortisol vs Musculação
Se você está iniciando seus treinos, construir algum músculo pode ser relativamente fácil. Basta encontrar um bom plano de treino, treinar regularmente e você vai aumentar sua massa muscular.
Por outro lado, perder peso pode ser extremamente difícil e até frustrante. Por norma, no início de uma perda de peso, os resultados iniciais são visíveis rapidamente. À medida que você vai perdendo peso, nota cada vez mais dificuldade em vencer a balança. Porquê?
Existe um inimigo comum a todas as pessoas que praticam exercício, chamado cortisol.
O que é Cortisol
O cortisol é o hormônio anti-stress. Seu corpo necessita de cortisol para manter os processos importantes durante períodos prolongados de estresse. Para que você possa alcançar seus objetivos de perda de peso, o cortisol deve ser controlado. Todavia, não pode ser totalmente eliminado, porque seu corpo realmente necessita.
Mas nossos corpos parecem não saber quando devem parar de produzir esse hormônio. Pesquisas têm demonstrado que o excesso de cortisol provoca o aumento do apetite, a falta de controle de açúcar no sangue e o armazenamento de gordura em excesso.
Uma pesquisa recente concluiu que para pessoas com excesso de cortisol era impossível perder peso, mesmo com a dieta “perfeita” e o programa de exercícios personalizado. Pior ainda, o cortisol também reduz a capacidade do corpo para sintetizar aminoácidos e construir músculo.
O excesso de cortisol pode por isso inibir os níveis do hormônio do crescimento, estimulando a perda de massa muscular. Mas nem tudo são más notícias para quem quer melhorar seu corpo.
Apesar de ser tão prejudicial, o cortisol pode ser controlado.
Durma bem
Essa indicação é bastante conhecida no mundo da musculação e na verdade, tem que ser cumprida à risca para você conseguir seus objetivos, além de sua saúde e bem estar, claro. A falta de sono é um sinal para o corpo, que esse está sob estresse. Aí, nosso modo de preservação começa a descarregar quantidades massivas de cortisol na corrente sanguínea.
Deve agir antes de o cortisol ser liberado, pois controlar os danos será muito mais difícil. Se você quer mesmo melhorar seu corpo, então durma 8 a 9 horas por noite.
Não treine demais
Por vezes a vontade de atingir suas metas pode levar a um excesso de treino (todos os dias por várias horas). Cuidado, nem sempre isso é o melhor. De fato, quando você está treinando deve dar seu máximo mas, em seguida, descansar. O músculo é colocado sob um grande esforço, enquanto trabalhado, o crescimento efetivamente só ocorre quando você descansar. Por isso, dê descanso a seu corpo. Ele agradece.
Corte na cafeína
A cafeína pode ser um dos principais responsáveis para ativar picos de cortisol. 200mg de cafeína podem aumentar os níveis de cortisol no sangue em 30% em apenas 1 hora. Portanto, opte por chá de ervas e café descafeinado. Guaraná é um excelente substituto também. É um estimulante de liberação mais lenta, evita o pico de cortisol e tem alguns outros fatores benéficos em sua composição.
Suplementos que combatem o cortisol
Existem suplementos específicos que combatem o cortisol.
Vitamina C — Uma pesquisa feita na década de 90 com fisiculturistas mostrou que os indivíduos que tomaram apenas uma grama extra de vitamina C por dia reduziram seu cortisol em mais de 20%. Esses números se traduzem em uma maior recuperação de treinamento e aumento da hipertrofia muscular.
L-Glutamina – O excesso de cortisol está diretamente ligado à falta de L-Glutamina no corpo e demasiado treinamento. A glutamina ajuda na recuperação. Por isso, opte por 10 a 15g em um shake após seu treino.
Cromo — Estabiliza os níveis de açúcar no sangue, que por sua vez ajuda a reduzir os picos de cortisol e estimula a perda de peso. Para além de ser relativamente barato, tem mostrado eficácia no combate ao colesterol.
Existem inúmeros suplementos que reduzem o estresse no corpo e assim controlam o cortisol. Alguns exemplos são as vitaminas B, o gengibre e o Cayenne.
Fonte: http://treinoparamulher.com.br/cortisol-musculacao/